terça-feira, 10 de maio de 2005

Guerrilha Urbana: ônibus




Seria o ônibus um avançando curso de estratégia, posicionamento e dominação? vejamos algumas proveitosas coisas que podemos aprender nos onibus da vida.

Ponto 1: Estratégia.
Vc entra no ônibus e se depara com aquilo... 50 mil pessoas atrolhadas, vc corre e pega o primeiro lugar ao lado de alguem que parece estar com o desodorante em dia? ERRADO.

Nesse momento crítico o ônibus esta treinando suas habilidades de raciocíbnio rápido, vc precisa antes de tudo identificar as vitimas... sim as vitimas, toda guerra tem as suas, no nosso caso, passageiros com "pre-disposição" a descer na parada masi proxima.
Esses passageiros são facilmente identificados, mas porem traiçoeiros, não deixe seus instintos guiarem seus passos, pensem e achem detalhes que facilitaram seus poscionamento.

Exemplo prático:
Vc esta na protásio alves, ali na rótula, e entra em um ônibus lotado (T6), já na roleta aviste as vitimas... Dado importante,vc deve saber o intinerio o ônibus... Digamos que temos 6 vitimas.
3 estudantes
2 senhoras
1 Homem com uma mala no colo.
Qual você escolheria para se posicionar masi perto?...
òbvio que os estudantes, nas proximas 2 paradas que se seguem existem 2 colégios, o St ines e o Tubino... as probabilidades de vc se dar bem são maiores se vc conheçe o território.

Ponto 2: Investigação, conhecimento do inimigo.
Vc entrou no ônibus, perceba que a roleta é a sua trincheira, perceba que ela lhe abre as portas para um território hostil, o onibus cheio.
Como foi dito anterioremnte, já na roleta vc deve puchar no cerebro, informações sobre o itinerario e e avistar as vitimas.
Em seguida deve fazer uma minuciosa investigação nesas vitimas, s epossuem mochilas, sacolas, malas, se estão olhando muito para fora do ônibus se estão sonolentos, tudo deve ser levado em conta.

Exemplo prático:
Vc entrou em um ônibus lotado e conheçe pouco do Intinerario... use o intelecto e o faro investigativo.
Analise as senhoras... se estiverem com as bolsas no colo a probabilidade é media, se estiverem com as mãos na bolsa, as chances dela esvaziar aquele lugar aumentam, se estiverem com uma das mãos na bolsa, outra no apoio e o rosto levemente inclinado para frente, como se estivesse olhando pro motorista é quase certo que nas proximas 2 paradas ela vague aquele lugar.

Ponto 3: Aproximação e Abordagem Invasiva
Depois de posicionado ao lado da vitima e constatar que ela ira se retirar, é hora de pensar... Aonde irei sentar.
Bom isso depende da vitima, daonde ela estiver sentada... se for no corredor vc não tem escolha, mas se for na janela, começa-se outra batalha, pois na hora que vc for sentar a pessoa do corredor pode se deslocar para lá e também dependendo do angulo de abertura outro pasageiro de pé pode assumir seu lugar no acento.

Dica prática, posicione-se sempre um pouco a direita da vitima, pois quando ela se virar para a pessoa da janela sair vc pode facilmente invadir e dominar o ascento desejado... a janela.

Exemplo prático:
A Vitima da janela vai sair, ela se levanta, se segura no apoio de cima e espera a vitima do corredor, girar para dar espaço para a passagem, no que a pessoa que estava na janela, passar pela vitima do corredor, introduza sua perna ESQUERDA impedindo que a vitima do corredor possa se virar, assim sua conquista é certeira.

Essas pequenas dicas eu coletei ao longo dos anos pegando T6 e o ônibus Sesc pretopolis.

Espero que vcs tenham entendido, e aproveitem.

Nenhum comentário: