terça-feira, 30 de setembro de 2008

Até que enfim...



Bom como nenhum de vcs, leitores desse blog, devem saber... Eu me formei.
Sim, eu me formei dia 27 de de setembro (sábado passado).

Mas não alardiei isso aos 4 ventos por 2 motivos:
1 - Pra mim isso não tem diferença nenhuma na minha vida.
2 - Não tive saco e nem tempo.

Quer saber porque? ae vai...

Eu trabalho com comunicação e derivados a mais ou menos uns 12 anos.

Comecei com 14 em uma gráfica expressa: Planet Copy, ficava ali na Getúlio Vargas.
Ganhava 80 reais pra trabalhar meio turno e fazer cartões de visitas, formulários, cartões derivados e envelopes.
Me lembro que entrei lá dizendo que sabia mecher em tudo, mac, pc, photoshop, corel... Balela.
Mas... como trabalho é trabalho eu me virei e aprendi a mecher em tudo isso, e inclusive a montar redes entre pcs e macs, fazer impressões offset, tirar xerox de livros e finalizar arquivos.

Enquanto isso eu estava cursando o segundo grau, estava fazendo curso técnico em Automação Industrial, nome feio pra mecatrônica ou robótica.

Depois deste meu tempo na Planet Copy, 8 meses, eu sai e comecei a fazer estágio na empresa do meu pai, lá eu fazia coisas como: Desencapar fios, montar quadros elétricos, automatizava fornos de tratamentos térmico, trocava resistências de fornos que quando estavam frios tinham uma temperatura média de 300graus e coisas do tipo, era um "tuco" como qualquer um dos outros funcionários que estavam ali.
Tive que fazer estágio com ele para valer para o curso técnico,assim qaundo eu chegasse no fim do curso eu ja teria essa carga horaria completa.

Neste meio tempo tb estava encima do meu projeto de final de curso, uma especie de braço mecânico controlado por controle de mega drive.
Me lembro que me diverti muito montando ele, porque tive que descobrir sózinho todo o esquema de funcionamento de um motor de passo, além de que tive que montar toda a estrutura dele em aluminio e pvc, o que rendeu um apelido de robo com mal de parkinson, porque cada vez que o pistão pneumático erguia o braço ou o motor de passo era acionado o robo inteiro se tremia hahahaha.

Depois de trabalhar com meu pai e me formar no curso técnico, entrei pra ulbra, lá eu fazia publicidade e propaganda.

Nos 16 fui trabalhar com internet, eu era Help Desk de um provedor chamado "MyWay" trabalhava na parte da manhã das 07 as 14, vagabundiava na tarde e na noite ia pra Ulbra, pra beber cerveja e jogar sinuca no bar do bigode.

Fiquei nesse provedor de internet quase 1 ano e na ulbra uns 3 semestres, me lembro que no ultimo semestre eu fui procurar estágio em pp e entrei em uma agência chamada Appear.Com.

Lá eu era arte finalista, mas como a agência era enchuta eu acabei virando diretor de arte, trabalhei lá uns 8 meses dae fui demitido. Na época não me explicaram muito bem, achei que era porque tavam cortando gastos, mas na verdade era porque tinham me dado um trabalho (o site deles) e eu não estava dentro do prazo que eles queriam...
Soube disso uns 2, 3 anos depois de eu ter saido lá, mas ate que fiquei feliz, porque logo que eu sai dessa agência eles perderam a conta das lojas trópico e de uma loja de veiculos.

Nesse meio tempo entrei na Espm e comecei a saga.

Depois da Appear eu fui trabalhar no departamento de criação e tendências das Lojas Gang... lá eu fazia estampas e ajudava a mulherada do departamento a criar roupas pra galerinha que era o público da Gang. Foi um trabalho muito legal, mas eu dava uns toques na galera e ouvia "o que vc sabe sobre isso? eu trabalho nisso aqui a anos!!!". Além de estar sempre sozinho, me sentia sempre vigiado, ja que a mulherada (media de 30 anos) deste departamento estava sempre coxichando pelos cantos e largando risadinhas.

Fiquei la uns 7, 8 meses e me largeui, fui trabalhar com marketing politico em uma agência chamada "Veraz", era uma agencia que atendia algumas coisas da prefeitura de porto alegre, e fazia materiais politicos pra diversos candidatos de esquerda, leia-se a maioria do PT. Fiquei trabalhando la por volta de 1 ano e meio, era diretor de arte e me divertia muito, a galera era mega politizada, tinha bom gosto pra música além de serem muito humanos.
Eram pessoas com éticas e sentimentos humanos bem desenvolvidos.

No dia que me despediram o diretor de criação estava com lagrimas nos olhos... mas eu não fiquei brabo, porque eu sabia que estava saindo de lá por causa que agência tinha perdido algumas concorrencias e precisava enxugar o pessoal.

Como sempre, depois de todos os meus trabalhos eu tirava um semana de farra e folga, e na outra, ja estava empregado denovo. Desta vez não foi diferente, 1 semana pós minha demissão eu estava encarregado de ser o diretor de arte de uma revisat de surf chamada "x-pression". Nooooosssa, foi uma das coisas mais legais que eu ja fiz...
Eu trabalhava em casa e criava todas as partes da revista, era algo inimaginavel para mim, trabalhar em casa, fazer meus horarios, liberdade criativa, foi demais, porém a revista estava com problemas no depto comercial e acabou não saindo, ou seja a revisat estava pronta, mas não se tinha grana pra imprimir e colocar a 5ª edição no mercado.

Vendo que o troço não ia fluir resolvi catar outro estágio, um dos caras da revista conhecia um outro cara que tinha um irmão que tinha uma empresa que precisava de estágiario para algo de internet. então ele fez os lados, marcou a entrevista e me avisou: "- ó brou, vai lá fala com esses caras que o trampo é teu!".

Então lá fui eu na tal da entrevista, o lugar era a "W3hauss" uma agência digital que tem um trabalho muuuito foda. Na época eu brincava de fazer sites, tinha uns contatos com flass, html, e derivados, mas sempre pra mim, sempre na brincadeira.
Então la estava eu com uma galerinha "descolada" conversando sobre oque eu sabia pra fazer sites... eu disse que sabia algumas coisas, mas que queria aprender, tava la pra isso. Os caras me aceitaram e eu comecei a trabalhar.

Não sei como é hoje, mas na pepoca que eu trabalhei la era punk, ning falava com ning, papo era por ICQ, não podiamos ter um tempo pra "ver" sites diferentes, era sentar e trabalhar. Acho que não me enquadrei mt bem lá, a grana era super boa, mas eles não quiseram me ajudar muito, tive ótimos momentos lá, mas sempre fui visto como "o cara que entrou porque fulano é amigo de fulano...". dae as coisas não dão certo.

Nesse meio tempo eu ja estava com outro lance engatilhado, então quandos ai delá ja entrei direto em um site chamado Queb, la eu tratava fotos e tinha ouvidos.
A galera do QUEB era foda, só gurizada jovem, todos no mesmo clima de trabalho com diversão, eu era bem remunerado e me sentia feliz, foi lá que comecei a ter uns estalos de coisas diferentes, propor ações diferentes para as marcas que queriam anunciar no site, fazer coisas que tivessem a haver com o público do site.

Fiquei la trabalhando meio turno, porque lá estagiarios só trabalhavam meio turno, de fato. Com isso arranjei um bico de assistente de fotografia na ESPM, então eu trabalhava no QUEB demanhã e as 14 corria pra ESPM. fiquei nessas por quase 1 ano, ate que o Manuel, meu chefe da ESPM me chamou pra trabalhar lá fulltime.
Foi triste sair do queb, mas na ESPM eu teria um abono no preço da facul e poderia aprender coisas novas, fotografia.

Foi trabalhando lá que fiz meus primeiros trabalhos como fotografo, fotos de bandas, de desfiles de moda, editoriais de moda e derivados, foi um aprendizado sem tamanho.

Depois de ser estágiario por quase 2 anos eu fui contratado pela ESPM para ser funcionário do centro de fotografia, porém estava fazendo outras coisas que não tinham nenhuma relação com meu trabalho (ajudar nas aulas e fazer fotos), estava cuidando de inventários e compras de equipamentos e outras funções fora da minha alçada, com isso comeceia me deprimir e ver que eu jamais teria algum futuro por ali.

Foi bem nessa época que entrei em parafuso, fazia uns 5 anos que estava na faculdade e não tinha futuro nenhum em nada, se eu ficasse lá ia virar um funcionário da espm, estagnado e não fazendo oque tinha estudado para fazer. Acho que tanto eu quanto meu chefe sentimos isso e ele me demitiu, me demitiu inclusive por um post que eu tinha posto neste blog falando sobre o quanto estava me sentindo frustrado por trabalhar em um lugar que era mt massa, mas que estava me subutilizando.

Meu trabalho na espm pagava mt bem, me dava desconto na faculdade, grana boa, tinha ate rancho... mas eu estava definhando.

Após sair da espm fiquei meio a toa, em agencia de pp eu não queria voltar, entre minahs mudanças de empregos tinha ido fazer algumas entrevistas e vi que se entrasse em agencias de pp iria estar fadado a trabalhar com anuncios de farmácias, varejões e derivados. Ou seja, continuaria a ser subutilizado.

Foi então que minha namorada convenceu o chefe dela a conversar comigo, eu fui la batemos um papo e ele me chamou pra trabalhar na agencia dele. o nome era "Agência de Música", lá eu senti que poderia usar todos os meu conhecimentos para criar coisas relevantes e legais.

Podia usar meus conhecimentos sobre computadores pra ajudar amontar a rede, podia ser engenheiro de som, podia ser diretor de arte, podia ser músico, podia ser planejador, podia ser midia, podia dar ideias e elas serem ceitas, podia ser quem eu era.

E lá estou ate hj, 1 ano e pouco depois de ter entrado.
Trabalhando com eles que agora vou fazer minha primeira empreitada como profissional formado, vou me mudar para São Paulo e trabalhar com o que gosto e sei fazer bem.

Acho que depois de 12 anos de mercados, diversos conhecimento adquiridos, não é um canudo que vai me fazer me sentir mais profissional do que eu sempre fui.

3 comentários:

Anônimo disse...

entre gangs e verazes da vida que a gente se encontre por aí!!!
:D

viva nós! que levamos anos para nos formar, mas sempre estivemos aqui


uhu!

Rafael Mesquita disse...

já te falei que sou teu fã?
hehehe

Renatabranco disse...

grande tatu! parabéns pelo caminho percorrido até aqui e que esta empreitada seja de muito sucesso. Ah, e que a gente consiga, no meio dessa loucura de São Paulo, tomar uma ceva de vez em quando! hahahaha